quinta-feira, 9 de junho de 2011

O tráfico de drogas na percepção popular

Quando a população é questionada nas pesquisas de opinião sobre as principais causas da violência, dois grandes fatores se destacam: a situação econômica (desemprego; pobreza; miséria) e o tráfico de drogas.
Esta percepção explica porque a população responsabiliza em parte o governo federal pela violência, mesmo que ele não controle as polícias. Explica também porque os programas sociais e assistências são vistos como eficientes para reduzir a criminalidade. Somadas, desemprego, pobreza e miséria representam cerca de metade das respostas sobre as causas da violência. São causas “sociais” e não causas individuais como “falta de caráter” ou “maldade” das pessoas. Esta é uma visão bastante avançada e esclarecida do problema. O curioso é que mesmo com essa compreensão das causas sociais do crime, ainda assim parte preponderante da população recomende medidas repressivas para enfrentar o problema.





Depois das condições sócio-econômicas, o tráfico de drogas é o segundo principal fator responsável pela violência, na opinião popular. O tráfico, não por acaso, é também o tipo de crime que a população mais teme, mais do que os roubos e os estupros.

Como se explica esse temor do tráfico, mesmo fora das comunidades dominadas pelos traficantes? É que o crime patrimonial produz apenas um dano temporário e um prejuízo financeiro, que pode ser reposto. O tráfico de drogas, por outro lado, pode trazer conseqüências permanentes e desastrosas para a estrutura da família: um jovem viciado larga os estudos, o trabalho, anda com maus elementos, furta objetos em casa para sustentar o vício ou se envolve com roubos, aumenta consideralmente o risco de morte, cria problemas com a polícia e a justiça, etc. As drogas, enfim, implicam no perigo muito maior do que um simples roubo ou mesmo o traumático estupro pelo potencial de desestruturação da família que ele representa.

Este dado é importante e explica porque uma política de liberalização das drogas enfrentará forte resistência popular e porque, como consequência, é remota a possibilidade dos governos defenderem uma política de cunho liberalizante sobre a questão...

2 comentários:

  1. a droga assim que consumida uma vez, vira a vida da pessoa de cabeça pra baixo aquela pessoa fica dependente daquilo fica sem vontade de viver. mas não podemos julgar esta pessoa,às vezes ela só queria sair de um problema pessoal,de uma vida infeliz que levava...outras tomam esta decisão por conta própria, achando que consegui tomar apenas uma vez e conseguir se afastar dela rapidamente.é um problema social que temos que combatê-los mesmo sabendo que não vai ser tão fácil...Vamos mudar essa nossa realidade, vamos fazer diferença, vocês mesmos aposto que não fazem nada para tentar ajudar pessoas com depressão ou às vezes até sem noção.lute, batalhe, aprenda que podemos viver sem o uso desta prisão chamada droga.somos humanos e temos o direito de batalhar contra ou a favor do que queremos ou não.pense e se abra deixe se levar pela sua vontade deixe seu corpo ir paro caminho certo que não seja a droga é claro...depois desse discurso acho que vocês já entenderam o que eu quis dizer se não vou repetir SEJA CONTRA A DROGA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O alcool e o cigarro sao as drogas que mais matam e sao legalizadas. Fora a quantidade de antidepressivos e afins que sao consumidos diariamente.

    ResponderExcluir

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores